distanciamento controlado

Em mapa preliminar, região de Santa Maria segue em bandeira vermelha

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A Região de Santa Maria segue em bandeira vermelha, de acordo com o mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado divulgado pelo governo na tarde desta sexta-feira. Desde a semana passada a região está classificada em risco alto de transmissão do coronavírus, e as regras mais rígidas passaram a valer desde a última terça-feira. 

Como a região já havia aderido ao sistema de cogestão, que permite adotar protocolos menos restritivos que os impostos pelo Estado em bandeira vermelha, só as atividades presenciais de educação que não podem diminuir as restrições (veja abaixo o que e como os serviços podem funcionar, de acordo com os protocolos da cogestão).

COMO OS SERVIÇOS PODEM FUNCIONAR
As regras propostas pela cogestão não cobrem todos os setores. Caso os municípios adotem o protocolo regional, alojamento e alimentação, comércio, educação e serviços podem seguir as regras da AMCentro. Mas os prefeitos podem adotar alguma regra específica mais restritiva. Os demais setores funcionam de acordo com a bandeira de classificação dada pelo Estado 

ESCOLAS E QUADRAS 
Dentro da cogestão com bandeira vermelha, o calendário da liberação das aulas de Educação Infantil nas escolas particulares - que retornaria às atividades presenciais no próximo dia 13 - fica suspenso, assim como a permissão de práticas esportivas em quadras da cidade. Para a retomada das aulas, será necessário permanecer duas semanas na bandeira laranja para o assunto ser retomado. O mesmo vale para a prática de esportes em locais fechados 

ALOJAMENTO E ALIMENTAÇÃO 

  • Restaurantes a la carte, prato feito e bufê sem autosserviço (só poderá seguir com funcionário servindo o prato) - 50% de lotação e 50% de trabalhadores, com atendimento presencial restrito de segunda a sábado, das 11h às 22h
  • Lanchonetes e lancherias - 50% de lotação e 50% de trabalhadores com atendimento presencial restrito de segunda a sábado, das 8h às 17h, telentrega, pegue e leve ou drive-thru, conforme horário do alvará
  • Hotéis e similares - 50% dos quartos
  • Hotéis e similares em beira de estradas e rodovias - 100% dos quartos  

COMÉRCIO

  • Comércio de veículos - 50% de trabalhadores com atendimento presencial restrito de segunda a sábado, das 11h às 17h, online ou atendimento
  • Manutenção e reparação de veículos - 50% de trabalhadores com atendimento presencial restrito, com horário do alvará
  • Comércio atacadista e varejista não essencial - 50% de trabalhadores com atendimento presencial restrito de segunda a sábado, das 11h às 17h, e comércio eletrônico, telentrega ou drive-thru conforme horário do alvará
  • Comércio atacadista essencial - 75% de trabalhadores com atendimento presencial restrito e comércio eletrônico, telentrega ou drive-thru conforme horário do alvará
  • Comércio varejista não essencial em shopping ou centro comercial - 50% de trabalhadores com atendimento presencial restrito de segunda a sábado, das 12h às 18h, e comércio eletrônico, telentrega ou drive-thru, conforme horário do alvará
  • Comércio varejista essencial - 75% de trabalhadores com atendimento presencial restrito de segunda a sábado, e comércio eletrônico, telentrega ou drive-thru, conforme horário do alvará
  • Comércio varejista essencial em shopping ou centro comercial - 50% de trabalhadores com atendimento presencial restrito de segunda a sábado, e comércio eletrônico, telentrega ou drive-thru conforme horário do alvará
  • Mercados, açougues, fruteiras, padarias e similares - 75% de trabalhadores com atendimento presencial restrito de segunda a sábado e comércio eletrônico, telentrega ou drive-thru, conforme horário do alvará  

EDUCAÇÃO

  • Ensino de idiomas, música, esportes, dança, artes cênicas, arte e cultura - 25% de trabalhadores, e aulas presenciais com 30% de alunos ou ensino remoto
  • Formação profissional, continuada, preparatórios a concurso, treinamentos - 25% de trabalhadores, aulas presenciais com 30% de alunos ou ensino remoto  

SERVIÇOS

  • Espetáculos drive-in - 50% das vagas e com distanciamento. Alimentos e bebidas pedidos por aplicativo e entregues no carro. Sem circulação fora dos veículos, só para uso dos sanitários, com uso de máscara e fila com distanciamento demarcado 
  • Academias, centros de treinamento, estúdios, clubes sociais, esportivos - 50% de trabalhadores, uso individual de equipamentos e mínimo de 16 m² por pessoa
  • Reparação e manutenção de objetos e equipamentos - 50% de trabalhadores com atendimento presencial restrito
  • Lavanderias - 50% de trabalhadores com teleatendimento presencial restrito e tele-entrega ou pegue e leve
  • Missas e serviços religiosos - Máximo 30 pessoas, ou 20% do público com ocupação intercalada de assentos
  • Funerárias - 100% de trabalhadores com teleatendimento e presencial restrito. Velórios com até 10 pessoas, se for óbito por Covid-19
  • Organizações sindicais, patronais, empresariais e profissionais - 50% de trabalhadores com teleatendimento e atendimento individual sob agendamento
  • Bancos, lotéricas e similares - 75% de trabalhadores com teleatendimento presencial restrito. As agências da Caixa Econômica Federal estão atendendo das 8h às 13h. As demais estão atendendo das 11h às 16h. O atendimento interno é feito com agendamento (em frente às agencias há cartazes com os telefones), pois o número de funcionários é menor e há um controle maior para acesso aos caixas automáticos
  • Imobiliárias e similares - 50% de trabalhadores com atendimento presencial restrito, de segunda a sábado, das 11h às 17h, e atendimento eletrônico
  • Serviços de auditoria, consultoria, engenharia, arquitetura, publicidade - 50% de trabalhadores com atendimento presencial restrito, de segunda a sábado, das 11h às 17h, e atendimento eletrônico
  • Serviços profissionais de advocacia e de contabilidade - 50% de trabalhadores com atendimento presencial restrito
  • Faxineiros, cozinheiros, motoristas, babás, jardineiros - 50% de trabalhadores

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